Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Glossário Essencial da Academia VBHC

Como nos ensina Sir. Muir Gray, “a linguagem expressa ajuda a criar uma nova cultura”.

A necessidade de utilização de novos termos como 'otimização' ou 'resultados que importam para os pacientes', cessando a utilização termos confusos ou inúteis, como 'pacientes ambulatoriais' ou 'economia', cria novas maneiras de pensar, cria novos circuitos nos cérebros das pessoas e também cria uma nova realidade social.

 

Ao trabalhar com muitos sistemas de saúde diferentes, as equipes da OVSP e da Academia VBHC reconheceram a relevância de uma curadoria de um conjunto de palavras-chave e frases que são utilizadas com frequência, entretanto, geralmente com um significado diferente daquele compreendido pelo interlocutor. Como em qualquer atividade, a criação de valor é um processo colaborativo, exigindo que as pessoas trabalhem além das fronteiras organizacionais. Uma linguagem comum e a compreensão palavras-chave e frases entre os parceiros é fundamental.

 

Esse trabalho foi baseado no “OVSP Essential Glossary” e ampliado pela equipe da Academia VBHC com novos termos, complementado sua abrangência em diferentes conceitos de atenção à saúde baseada em valor. O glossário contém informações substanciais que profissionais da saúde, pessoas que gerem recursos, pacientes e reguladores do sistema de saúde precisam entender.

 

Aqui está a essência do Value Based Health Care, organizada em ordem alfabética para fácil referência, escrita com a clareza e a autoridade de quem vivencia diariamente a atenção à saúde baseada em valor. O “Glossário Essencial da Academia VBHC” é uma referência clara e concisa que complementa qualquer biblioteca de VBHC.