top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Medicina estratificada

Definição

A medicina estratificada consiste em identificar subgrupos de pacientes com mecanismos distintos de doença ou respostas específicas aos tratamentos. Isso nos permite identificar e desenvolver tratamentos eficazes para grupos específicos de pacientes. Em última análise, a medicina estratificada garantirá que o paciente certo receba o tratamento certo no momento certo.
 

Fonte:

Medical Research Council. Stratified medicine. https://mrc.ukri.org/research/initiatives/stratified-medicine/

Uso do termo | Significado

"A medicina estratificada é um campo em rápido desenvolvimento que provavelmente terá um impacto importante na prática clínica nas próximas décadas. … O termo 'medicina estratificada' é mais preciso do que o termo ainda popular 'medicina personalizada'. O termo "medicina estratificada" reflete os efeitos reais dos medicamentos em nível populacional, enquanto o termo "medicina personalizada" reflete a promessa possivelmente ambiciosa de desenvolvimento de medicamentos únicos e individualizados."
World Health Organization. Priority Medicines for Europe and the World 2013 Update. Section 7.4 Stratified medicine and pharmacogenomics. Page 1. http://www.who.int/medicines/areas/priority_medicines/Ch7_4Stratified.pdf

Termo(s) em inglês:

Stratified Medicine

​​

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page