top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Iniquidade na saúde

Definição

Desigualdes sistemáticas, produzidas socialmente (e portanto modificáveis) e injustas. As iniquidades na saúde resultam das circunstâncias nas quais as pessoas crescem, vivem, trabalham e envelhecem e do sistema de saúde ao qual tem acesso, que por sua vez  são moldados por forças políticas, sociais e econômicas mais amplas. Elas não são distribuídos aleatoriamente, mas mostram um padrão consistente em toda a população, geralmente por status socioeconômico ou localização geográfica.
Fonte: World Health Organization, The WHO Centre for Health Development, Kobe, and United Nations Human Settlements Programme (UN HABITAT) (2010) Hidden Cities. Unmasking And Overcoming Health Inequities In Urban Settings. Page XIII. https://books.google.co.uk/books?…

As iniquidades na saúde sistematicamente colocam grupos de pessoas que já estão socialmente desfavorecidos (por exemplo, por serem pobres, mulheres e/ou membros de um grupo racial, étnico ou religioso marginalizado) em desvantagem adicional no que diz respeito à sua saúde. (página 256).
O conceito de equidade em saúde enfoca a distribuição de recursos e outros processos que impulsionam um tipo específico de desigualdade em saúde - ou seja, uma desigualdade sistemática em saúde (ou em seus determinantes sociais) entre grupos sociais mais e menos favorecidos. Em outras palavras, uma desigualdade em saúde que é injusta. (página 255)
Fonte: Braveman P, Gruskin S (2003) Defining equity in health. J Epidemiol Community Health 2003; 57: 254-258. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1732430/pdf/v057p00254.pdf


Uso do termo | Significado

"As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, as desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e
desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil.
BUSS PM,  PELLEGRINI FILHO A. Iniquidades em saúde no Brasil, nossa mais grave doença: comentários sobre o documento de referência e os trabalhos da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.22, n.09, 2006 p.2005-2008."

 

Termo(s) em inglês:

Inequity in health

Health inequity

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page