top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Literacia em saúde

Definição

A literacia em saúde representa as competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de acessar, compreender e usar as informações de forma a promover e manter uma boa saúde.


Fonte:

World Health Organization. Health Promotion Glossary. https://www.who.int/healthpromotion/about/HPR%20Glossary%201998.pdf.

Uso do termo | Significado

"Assim, uma vez definida a literacia em saúde, podemos agora começar a considerar se isso realmente importa. A resposta curta é sim, porque uma pesquisa recente na Inglaterra nos diz que entre 43% e 61% dos adultos ingleses em idade produtiva não entendem habitualmente as informações de saúde. Isso também tem um custo financeiro - 3% a 5% do orçamento anual de saúde do Reino Unido. Por mais convincente que isso seja, muitas vezes acho que o que realmente chama a atenção das pessoas é o custo humano. Em muitos anos de prática nesta área, meus colegas e eu encontramos muitos exemplos da vida real em que mesmo uma pequena literacia em saúde já causa um impacto muito sério na vida das pessoas em geral, e na saúde e no bem-estar,  em particular."
Berry J. Blog. Does health literacy matter? 19 October 2016. https://www.england.nhs.uk/blog/jonathan-berry/

 

Termo(s) em inglês:

Health literacy

​​

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page