Definição
Um DALY significa um ano perdido de vida “saudável”. A soma desses DALYs na população, ou a carga de doença, pode ser vista como uma medida da lacuna entre o estado de saúde atual e uma situação de saúde ideal na qual a população inteira vive até uma idade avançada, livre de doenças e incapacidades.
Os DALYs para uma doença ou condição de saúde são calculados como a soma dos Anos de Vida Perdidos (YLL) devido à mortalidade prematura na população e os Anos Perdidos por Incapacidade (YLD) para pessoas que vivem com a condição de saúde ou suas consequências:
DALY = YLL + YLD
YLL corresponde ao número de mortes multiplicado pela expectativa de vida padrão na idade na qual a morte ocorreu. A formula básica do YLL (sem ainda incluir outras preferências sociais discutidas abaixo), é a seguinte para uma causa determinada, idade e gênero:
YLL = N x L
Onde:
N = número de mortes
L = expectative de vida padrão na idade do óbito em anos.
Fontes:
World Health Organization (2018) Health statistics and information systems. Metrics: Disability-Adjusted Life Year (DALY). Quantifying the Burden of Disease from mortality and morbidity. http://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/metrics_daly/en/
Uso do termo | Significado
A proporção total de DALYs de crianças menores de 15 anos diminuiu globalmente de 47%, em 2000, para 32% em 2016, refletindo a redução maciça de mortes de crianças menores de 5 anos durante esse período. Quase todos (87%) os DALYs relacionados a crianças menores de 15 anos, no entanto, foram causados por morte prematura, os 13% restantes foram causados por problemas de saúde e incapacidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (2018) Global Health Observatory (GHO). Disability-adjusted life years (DALYs).
https://www.who.int/gho/mortality_burden_disease/daly_rates/text/en/
Termo(s) em inglês:
Disability-adjusted life year – DALY
Fonte:
Glossário da Academia VBHC