top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Quádruplo Valor

Definição

A definição de Valor em Saúde segundo o Relatório do Painel de Especialistas da União Europeia sobre Formas Efetivas de Investir na Saúde, aprovado em 2019, apresenta um conceito abrangente construído sobre quatro pilares de valor:

 

Valor Pessoal
Pertinência do cuidado para atender aos objetivos pessoais de cada paciente.

 

Valor Alocativo
Distribuição equitativa dos recursos abrangendo todos os segmentos de pacientes.

 

Valor Técnico
Obtenção dos melhores desfechos possíveis com os recursos disponíveis.

 

Valor Social
Contribuição do sistema de saúde para a participação social e a conectividade.

 

Fonte:

Defining Value in “Value-Based Healthcare”- Report of the Expert Panel on effective ways of investing in Health (EXPH), 2019.

https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/expert_panel/docs/024_defining-value-vbhc_en.pdf

 

Termos relacionados: Valor em Saúde, Valus-Based Health Care - VBHC


Uso do termo | Significado

“A abordagem adotada no Reino Unido e Itália apresentava três aspectos distintos do valor, conhecidos como o Modelo “Triplo Valor”...
Valor Pessoal significa que uma pessoa recebe o cuidado pertinente e é determinado por quão bem o desfecho se relaciona com o valor e os objetivos de cada paciente, considerando os desfechos bons e ruins. Isso requer uma tomada de decisão compartilhada com base em informações completas sobre os benefícios e os riscos ou danos relativos das diferentes opções, incluindo a opção de não fazer nada - comunicação e obtenção das preferências. Por exemplo, a cirurgia de prótese do joelho pode fornecer maior flexibilidade à articulação, mas, a menos que tenha resolvido o problema que mais incomodava o paciente, tem pouco ou nenhum valor.

 

Valor Alocativo é determinado pela forma como os recursos são distribuídos de forma equitativa a diferentes segmentos da população, por exemplo, para pessoas com câncer ou doença mental, ou para grupos definidos por características sociodemográficas. Quando há grandes diferenças na alocação de recursos para um grupo de pacientes, pode ocorrer “iniquidade por doença”.
 

Valor Técnico ou valor de utilização refere-se à obtenção dos melhores desfechos com os recursos disponíveis e é determinado por quão bem os recursos destinados para investimento para um determinado segmento da população, definido por sua condição de saúde, são usados ​​para todas as pessoas necessitadas de uma população. Este aspecto do triplo valor inclui a necessidade de identificar e minimizar a iniquidade, por exemplo, no encaminhamento e tratamento de pessoas dos segmentos mais carentes da população.

 

O Painel de Especialistas da União Europeia sobre Formas Efetivas de Investir na Saúde (EXPH) sugeriu adicionar uma quarta dimensão para criar um modelo de "Quádruplo Valor":

 

Valor Social avalia se o impacto das intervenções em saúde contribui para coesão social, baseada na participação, solidariedade, respeito mútuo, equidade e reconhecimento da diversidade. O valor social refere-se mais a uma perspectiva do que a um kit de ferramentas para melhorar os desfechos.

 

Fonte: Defining Value in “Value-Based Healthcare”- Report of the Expert Panel on effective ways of investing in Health (EXPH), 2019.

https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/expert_panel/docs/024_defining-value-vbhc_en.pdf

 

Termo(s) em inglês:

Quadruple Value

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page