top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Cuidado sensível à preferência

Definição

São os serviços clínicos que oferecem, para a maioria dos pacientes, pelo menos duas estratégias alternativas de tratamento válidas. Uma vez que os riscos e benefícios das opções diferem, a escolha do tratamento envolve fazer escolhas. Em teoria, essas escolhas dependem de pacientes bem-informados realizando escolhas com base nas melhores evidências clínicas. Na prática, entretanto, as escolhas de tratamento parecem ser determinadas, em grande parte, pela opinião médica local sobre o valor da cirurgia ou de suas alternativas.


Fonte: 

Wennberg JE, Fisher ES, Skinner JS (2002) Geography And The Debate Over Medicare Reform. Health Affairs Web Exclusive. http://www.dartmouth.edu/~jskinner/documents/WennbergGeographyandtheDebate.pdf

Uso do termo | Significado

… “cuidado sensível à preferência”, intervenções para as quais há mais de uma opção e onde os desfechos diferem de acordo com a opção feita, uma vez que os pacientes delegam a tomada de decisões aos médicos, a opinião do médico em vez da preferência do paciente geralmente determina o tratamento que os pacientes recebem. Eu argumento que isso pode resultar em um erro médico grave, mas geralmente esquecido: operar os pacientes errados – aqueles que, se estivessem totalmente informados, não teriam desejado fazer a cirurgia a que foram submetidos."
Wennberg JE (2010) Tracking Medicine. A Researcher’s Quest to Understand Health Care. Oxford University Press.

Termo(s) em inglês:

Preference-sensitive care

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page