Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

ICER (Razão de Custo-Efetividade Incremental)

Definição

O ICER resume os resultados de uma avaliação econômica em saúde, sendo frequentemente utilizado como seu principal resultado. Ao analisar uma nova estratégia de saúde pública, o ICER é obitdo através da divisão do custo incremental pela efetividade incremental da nova estratégia, em comparação com a estratégia padrão.
 

Fonte:

Ministério da Saúde / Secretaria de Ciência e Tecnologia. Diretrizes Metodológicas: Diretriz de Avaliação Econômica. Brasília, 2014.


Uso do termo | Significado

Abaixo de um ICER mais plausível de £ 20.000 / QALY, os julgamentos sobre a aceitabilidade de uma tecnologia como um uso eficaz dos recursos do NHS são baseados principalmente na estimativa de custo-efetividade. Acima de um ICER mais plausível de £ 20.000 / QALY, julgamentos sobre a aceitabilidade da tecnologia como um uso eficaz dos recursos do NHS são mais propensos a fazer referências mais explícitas a fatores incluindo: o grau de incerteza em torno do cálculo dos ICERs; a natureza inovadora da tecnologia; as características particulares da condição e da população que recebe a tecnologia; quando apropriado, os custos e benefícios sociais mais amplos.
NICE guide to the methods of health technology appraisal. London: NICE, 2004

 

Termo(s) em inglês:

ICER (Incremental Cost-Effectiveness Ratio)

Fonte:

Glossário da Academia VBHC