top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Auxílio à decisão do paciente

Definição

O auxílio à decisão do paciente é destinado a complementar, e não substituir a interação médico-paciente. O auxílio pode ocorrer por meio de folhetos, meios de comunicação interativos ou audio-visuais. Os pacientes podem usá-los para se preparar para falar com a equipe clínica, ou a equipe pode fornecê-los no momento da consulta para facilitar a tomada de decisão. No mínimo, o auxílio à decisão do paciente fornece informações sobre as opções e os desfechos relevantes associados.
 

Fonte:

El Elwyn G (2006) Developing a quality criteria framework for patient decision aids; online international Delphi Consensus process. British Medical Journal 333: 417-427.

Uso do termo | Significado

"Auxílios à decisão do paciente são um meio de ajudar as pessoas a fazerem escolhas informadas sobre cuidados de saúde que levem em consideração seus valores e preferências pessoais. Os auxílios à decisão são parte integrante de um processo de tomada de decisão compartilhada, incentivando a participação ativa dos pacientes nas decisões de saúde. "
Drugs and Therapeutics Bulletin. An introduction to patient decision aids. BMJ 2013; 347 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.f4147 (Published 23 July 2013) Cite this as: BMJ 2013;347:f4147.

Termo(s) em inglês:

Patient decision aid

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page