top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Cuidado sensível à disponibilidade de recursos

Definição

Cuidado sensível à disponibilidade de recursos … inclui os serviços nos quais o fornecimento de um recurso (como leitos hospitalares, médicos clínicos gerais, equipamentos diagnósticos ou mesmo habilidades e experiência de especialistas) influencia as taxas de utilização. ... Em termos gerais, se o recurso estiver disponível, ele é claramente mais suscetível de ser usado do que se não estivesse.
 

Fonte: 

Appleby J, Raleigh V, Frosini F et al (2011) Variations in health care. The good, the bad and the inexplicable. The King’s Fund. Page 5. https://www.kingsfund.org.uk/sites/default/files/field/field_publication_file/Variations-in-health-care-good-bad-inexplicable-report-The-Kings-Fund-April-2011.pdf

Uso do termo | Significado

O Cuidado sensível à disponibilidade de recursos não está relacionado a um tratamento específico per se; ao contrário, trata-se da frequência com que os cuidados médicos do dia-a-dia são usados ​​no tratamento de pacientes com doenças agudas e crônicas. A correção da variação nos cuidados sensíveis à disponibilidade de recursos requer chegar a um acordo em relação a suposição de que “quanto mais tratamento, melhor”. Será que os serviços médicos e hospitalares das regiões de alto custo e  de alta taxa de utilização estão sendo sobreutilizados?"

Wennberg JE (2010) Tracking Medicine. A Researcher’s Quest to Understand Health Care. Oxford University Press.

Termo(s) em inglês:

Supply-sensitive care

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page