top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Desfechos que importam para o Sistema de Saúde

Definição

São métricas que  traduzem o grau de saúde das populações e são importantes para guiar ações e políticas de saúde e para pesquisas envolvendo análises econômicas. Devido as múltiplas dimensões da saúde, vários indicadores são utilizados incluindo DALY (Ano de vida ajustado por deficiência), QUALY (Ano de vida ajustado pela qualidade), Mortalidade amenizável, Expectativa de vida saudável,  Anos potenciais de vida perdidos e Anos vividos com incapacidade, entre outros.
Fonte: Audibert M. Issues and Challenges of Measurement of Health:Implications for Economic Research. 2011. ffhalshs-00554267f; OVSP Essential Glossary.


Uso do termo | Significado

"A mensuração da saúde dos indivíduos inclui várias dimensões. Consequentemente, a medição da saúde não é simples e se baseia em vários indicadores.
mais ou menos complexos. Seja na perspectiva da saúde pública, da pesquisa em saúde ou da pesquisa econômica em saúde, a comunidade mundial de saúde enfrenta uma bateria de indicadores de saúde. Muitos são recomendados, mas poucos são medidos de forma adeuada (Murray, 2007). Melhorar a medição da saúde e medir com precisão suas dimensões complexas são o próximo desafio4, pois pode servir ao propósito de melhorar a qualidade do prrocesso de tomada de decisão (Murray e Frenk, 2008) e a qualidade da avaliação econômica da saúde."
Fonte: Audibert M. Issues and Challenges of Measurement of Health:Implications for Economic Research. 2011. ffhalshs-00554267f

 

Termo(s) em inglês:

Outcomes that matter to health care

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page