Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Coaching de saúde

Definição

O coaching desenvolve as competências dos pacientes na preparação para uma consulta, na discussão das opções de tratamento e na implementação de mudanças. Educadores em saúde treinados, que apoiam, mas não tomam decisões pelo paciente, orientam os pacientes antes ou depois de uma consulta com a equipe clínica. Frequentemente, os educadores em saúde são enfermeiros, mas também podem ser outros profissionais de saúde ou pacientes treinados. O coaching é feito presencialmente entre indivíduos ou grupos, ou por telefone, e-mail ou internet. A interação humana geralmente está incluída, mas o coaching automatizado por telefone ou ferramentas digitais interativas (e-tools) vem evoluindo.
 

Fonte: 

O’Connor AM, Stacy D, Legare F (2008) Coaching to support patients in making decisions. BMJ 2008; 336: 228. BMJ 2008; 336 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.39435.643275.BE (Published 31 January 2008).

Uso do termo | Significado

"O Coaching de Saúde, que é uma forma de apoio ao auto-cuidado, é desenhado para capacitar os pacientes dentro do sistema de saúde e em suas vidas diárias. Dentro do sistema de saúde, o empoderamento é caracterizado por expressar preocupações, fazer perguntas, fornecer informações sobre a monitorização domiciliar e desenvolver planos de cuidados de forma colaborativa. Em suas vidas diárias, os pacientes empoderados estão mais propensos a aderir aos planos de tratamento e se envolver em mudanças de estilo de vida para uma gestão efetiva das suas condições crônicas. "
Willard-Grace R, DeVore D, Chen EH et al (2013) The effectiveness of medical assistant health coaching for low-income patients with uncontrolled diabetes, hypertension, and hyperlipidaemia: protocol for a randomized controlled trial and baseline characteristics of the study population. BMC Fam Pract 2013; 14: 27. Published online 2013 Feb 23. doi:  10.1186/1471-2296-14-27.

Termo(s) em inglês:

Health Coaching

Fonte:

Glossário da Academia VBHC