top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Cadeia de Valor do Cuidado (CVC)

Definição

É um framework para delinear e analisar todas as atividades envolvidas no processo de prestação de ciclos completos de cuidado de uma determinada condição clínica.

O foco da Cadeia de Valor do Cuidado está nas atividades envolvidas no atendimento ao paciente, com atividades não relacionadas ao atendimento (ex: contratação, cobrança) tratadas como atividades de apoio.


Fonte:

Porter ME,  Teisberg EO. Redefining Health Care: Creating Value-Based Competition on Results. Boston: Harvard Business School Press, 2006.

A cadeia de valor do cuidado é mais utilizada ao nível dos serviços de saúde. Para desenhos mais abrangentes, com foco em definição de orçamentos em nível populacional, utiliza-se o conceito de ‘sistema’, que leva em conta outras questões, como por exemplo a iniquidade.

Uso do termo | Significado

"A cadeia de valor do cuidado é um framework que pode ajudar a conceituar a organização e estrutura de prestação de cuidados para as condições médicas. Nós aplicamos esse framework aos cuidados do HIV/AIDS em contextos de recursos limitados. Várias conclusões emergiram que podem ajudar o projeto no desenho de plataformas de prestação de cuidados para HIV/AIDS."
Fonte: Joseph Rhatigan J,  Jain S, Mukherjee JS,  Porter ME. Applying the Care Delivery Value Chain: HIV/AIDS Care in Resource Poor Settings. Working Paper. Harvard Business School, 2009.

https://www.hbs.edu/ris/Publication%20Files/09-093.pdf

Termo(s) em inglês:

Care Delivery Value Chain (CDVC)

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

Atividades de apoio
bottom of page