top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Ativação do paciente

Definição

A 'Ativação do paciente' descreve o conhecimento, as habilidades e a confiança que uma pessoa tem para gerir a sua própria saúde e tratamento. A evidência mostra que quando as pessoas recebem apoio para se tornarem mais ativas, elas se beneficiam de melhores desfechos e experiência no cuidado e menor taxa de internações não planejadas.

Fonte:

NHS England. Patient activation. People’s ability to manage their own health and wellbeing. 
https://www.england.nhs.uk/ourwork/patient-participation/self-care/patient-activation/

Uso do termo | Significado

"Desde 2004, uma série de estudos transversais concluiu que a 'ativação do paciente'  (medida através de Patient Activation Measure-PAM) está associada aos comportamentos saudáveis ​​(ex: atividade física, frequência de consumo de frutas e vegetais), uso pertinente do sistema de saúde (ex: ter um local regular de atendimento, não atrasar o atendimento), comportamentos consumistas (ex: pesquisar as qualificações médicas, preparar uma lista de perguntas para fazer na consulta médica), auto-cuidado de condições crônicas (ex: exame de retina para pessoas com diabetes, manter um diário das medidas de pressão arterial) e controle de doenças crônicas (ex: controle de HbA1c, menos hospitalizações). Porém, algumas limitações desses estudos são estarem baseados em desfechos auto-reportados  e amostras relativamente pequenas."
Greene J, Hibbard HJ (2012) Why does patient activation matter? An examination of the relationships between Patient Activation and Health-Related Outcomes. J Gen Intern Med 2012; 27(5): 520-526. Published online 2011 Nov 30. doi:  10.1007/s11606-011-1931-2".

Termo(s) em inglês:

Patient activation

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page