top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Medicina personalizada

Definição

Sugere uma abordagem do cuidado baseada nos indivíduos e não nos grupos. O termo tem sido usado para descrever a consideração de características tais como idade, condições coexistentes, preferências e crenças na elaboração de uma estratégia individualizada de tratamento;  o uso de informações genômicas individuais avançadas na escolha de um agente biológico de alto custo e o desenvolvimento de terapias biologicamente adaptadas às necessidades do paciente, tais como anticorpos monoclonais e vacinas customizados.
 

Fonte:

Garber AM, Tunis SR (2009) Does Comparative-Effectiveness Research threaten Personalized Medicine? NEJM 360; 19: 1925-1926.

Uso do termo | Significado

"Mesmo que a medicina personalizada seja útil para entender melhor as doenças raras e identificar novos alvos terapêuticos para algumas condições, a promessa de uma melhor predição de risco, mudança de comportamento, redução do custo e ganhos em saúde pública para doenças comuns parece irreal."

Joyner MJ, Paneth N (2015) Seven Questions for Personalized Medicine.  JAMA.  Published online June 22 2015.  Downloaded from http://jama.jamanetwork.com/

 

Termo(s) em inglês:

Personalised Medicine

​​

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page