top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Métricas de Processo

Definição

Métricas destinadas a designar as condições sob as quais o cuidado é prestado e incluem:
- Recursos materiais (ex: instalações e equipamentos);
- Recursos humanos (ex; número, variedade e qualificações dos professionais);
- Características organizacionais (ex: organização do corpo clínico, modelos de remuneração, presença de estrutura de ensino e pesquisa).

 

Fonte:

Donabedian, A. (2003) Selecting Approaches to Assessing Performance. pp 45-57. In: An Introduction to Quality Assurance in Health Care. Oxford University Press, Oxford.

Uso do termo | Significado

"Melhorar os aspectos de processo e estrutura do Sistema de saúde provavelmente aumentará a avaliação global que os pacientes fazem sobre a qualidade do atendimento, expressa na forma de uma classificação global. Um método mais sofisticado de medição dos desfechos reportados pelo paciente, com questionários pré e pós-tratamento e a inclusão de critérios de qualidade de vida, poderia fortalecer a associação entre o desfecho e a avaliação global do atendimento recebido."

Fonte: Rademakers J, Delnoij D, de Boer D (2011) Structure, process or outcome: which contributes most to patients’ overall assessment of healthcare quality? BMJ Quality and Safety Volume 20, Issue 4. https://qualitysafety.bmj.com/content/20/4/326 http://dx.doi.org/10.1136/bmjqs.2010.042358

 

Termo(s) em inglês:

Process metrics

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page