top of page

Definição

"O conceito de empatia é usado para se referir a uma ampla gama de capacidades psicológicas que são consideradas centrais para constituir os humanos como criaturas sociais, permitindo-nos saber o que outras pessoas estão pensando e sentindo, para nos envolvermos emocionalmente com elas, para compartilharmos seus pensamentos e sentimentos, e cuidarmos do seu bem-estar."
Fonte: Stanford Encyclopedia of Philosophy. https://plato.stanford.edu/entries/empathy/.

'.. a empatia clínica tem uma função específica, ou objetivo, que é discenir os significados específicos que um sintoma ou diagnóstico tem para um indivíduo.'
Fonte: Halpern J (2001) From Detached Concern to Empathy. Humanizing Medical Practice. Oxford University Press.
... um conceito amplo de empatia, mais complexo e matizado do que a compaixão, é uma construção mais relevante e útil para a prática clínica, pesquisa  e educação ... que combina dimensões afetivas, cognitivas, comportamentais e morais. A expressão dessas dimensões varia de acordo com o paciente, o profissional de saúde e com sua situação clínica. A empatia é um processo dinâmico que depende do contexto clínico e ocorre em uma relação recíproca com o paciente. Inclui as seguintes características:
Conexão: inclui o compartilhamento emocional com o paciente dentro de uma relação recíproca.
Curiosidade clínica: obter informações sobre as preocupações, sentimentos e angústia dos pacientes, dando-lhes a sensação de que são importantes.

Perspectiva orientada para o outro: o médico tenta imaginar como é ser o paciente e ver o mundo da perspetiva do paciente.
Diferenciação auto e do outro:  respeitar o paciente como um indivíduo com dignidade.
Cuidado: agir de forma adequada com base no entendimento adquirido para ajudar o paciente.
Um benefício desse modelo de empatia é focar no desenvolvimento de habilidades, atitudes e preocupação moral, em vez de apenas encorajar estudantes de medicina e médicos a terem mais compaixão.

 

Fonte:

Jeffrey D (2016) Empathy, sympathy and compassion in healthcare: is there a problem? Is there a difference? Does it matter? Journal of the Royal Society of Medicine 109(12): 446-452. First published December 6, 2016. https://doi.org/10.1177/0141076816680120

Uso do termo | Significado

"A importância da empatia na prestação de cuidados de saúde é conhecida há muito tempo. Uma ampla gama de evidências aponta para o fato de que médicos e enfermeiros empáticos tendem a prestar um cuidado melhor. Estudos também sugerem que ser tratado com dignidade e respeito é mais importante para a satisfação do paciente do que até o controle da dor. Em uma época transformação do sistema de saúde pela tecnologia e automação, tais achados nos lembram o quão importante o fator humano permanecerá."
Fonte: Horton J (2016) The Importance of Empathy. 12 de dezembro de 2016. The Health Foundation. https://www.health.org.uk/blog/importance-empathy

 

Termo(s) em inglês:

Empathy

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page