Livros

Os livros sugeridos permitem profunda atenção as bases sólidas e permanentes que moldaram o conceito de "VBHC". Essa literatura permite o acesso direto as mentes brilhantes que tiveram a coragem de repensar o sistema e contestar o status quo, criando através do conhecimento tácito a ignição para a transformação do sistema de saúde.

mockups-para-livros-site.jpg

O livro ‘How to Get Better Value Healthcare’ é o primeiro de uma série de livros sobre o tema, conhecida em inglês como “The Value Books”. A primeira edição foi lançada em 2007, sendo esta a 3ª. Edição, lançada em 2017.
O livro começa discutindo a evolução dos paradigmas na saúde, como por exemplo...

mockups-para-livros-site2.jpg

O livro “Repensando a Saúde” faz uma crítica à ‘competição de soma zero’ que se estabeleceu no sistema de saúde americano. Nesse tipo disfuncional de competição, reforçada por incentivos desalinhados que premiam volume de atendimento em vez dos desfechos obtidos, para que um stakeholder ganhe o outro necessariamente tem que perder. A solução proposta pela estratégia de Value-Based Health Care (Atenção à Saúde Baseada em Valor) é...

Livro 03 - Inovação reversa.jpg

‘Inovação reversa’, um princípio bem estabelecido no mundo dos negócios, que descreve o fluxo de ideias das economias emergentes para as mais desenvolvidas. Este livro traz informações sobre como o conceito de inovação reversa pode identificar oportunidades para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável dos sistemas de saúde. Govindarajan e Ramamurti, especialistas no fenômeno da inovação reversa, demonstram claramente a aplicação da inovação reversa à saúde, descrevendo como de maneira inusitada, a competição pelo cuidado de saúde baseado em valor já existe na Índia.

Livro 03 - Time Driven Activity-Based Costing.jpg

O livro ‘Time Driven Activity-Based Costing: A simpler and More Powerful Path to Higher Profit’ apresenta os fundamentos da metodologia TDABC. A história é contada de forma evolutiva a partir do ABC, Custeio Baseado em Atividade e os motivos da sua não adoção em, larga escala e apresenta o TDABC, Custeio Baseado em Atividade e Tempo, como uma solução mais elegante e mais acurada. Os dois parâmetros necessários para o cálculo do TDABC, a taxa de custo de capacidade e o tempo requerido de cada recurso, são explicados de forma didática e com vários exemplos. O capítulo 4, apresenta os passos para a implementação de modelos de TDABC, envolvendo as fases de preparação, definição, acesso e análise dos dados, construção do modelo piloto e lançamento do TDABC na empresa.

Livro 05 - AN INTRODUCTION TO QUALITY.jpg

O livro “An Introduction to Quality Assurance in Health Care”, não publicado em língua portuguesa, mas que poderia ser traduzido como “Introdução à Garantia de Qualidade no Sistema de Saúde”, é uma obra prima sobre qualidade e um verdadeiro legado deixado aos profissionais da saúde que queiram contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Nele, Avedis Donabedian conversa com o leitor sobre conceitos e frameworks, revisitando de forma prática os consagrados componentes da qualidade e as definições de Estrutura, Processo e Resultado, e explorando os elementos-chave para a construção de um sistema de monitorização da qualidade e as mudanças estruturais e de mentalidade necessárias para se criar uma cultura de qualidade.

Livro 06 - Understanding Value-Based Healthcare.jpg

O livro "Understanding Value-Based Care" foi considerado "uma cartilha magistral para todos os médicos", por sintetizar os conceitos do cuidado em saúde baseado em valor (VBHC) utilizando exemplos práticos e reais, os autores incluem valiosos estudos de caso dentro de cada capítulo para demonstrar como o material se relaciona com as situações do mundo real enfrentadas por médicos diariamente.