top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Custo de oportunidade na Saúde

Definição

O conceito custo de oportunidade é fundamental para a visão do economista sobre os custos. Uma vez que os recursos são escassos em relação às necessidades, o uso de recursos de uma maneira impede seu uso de outras maneiras. O custo de oportunidade de investir em uma intervenção de saúde é melhor medido pelos benefícios de saúde (anos de vida salvos, ganho de anos de vida ajustados pela qualidade - QALYs) que poderiam ter sido alcançados caso o dinheiro tivesse sido gasto na próxima melhor alternativa de intervenção ou programa de saúde.
O custo de oportunidade pode ser avaliado diretamente com estudos de custo-efetividade ou custo-utilidade. Quando duas ou mais intervenções são comparadas, a análise de custo-utilidade torna explícito o custo de oportunidade dos usos alternativos de recursos. As razões de custo-efetividade, isto é, $/ desfecho das diferentes intervenções, permitem que os custos de oportunidade de cada intervenção sejam comparados.

 

Fonte: 

Palmer S, Raftery J (1999) Opportunity cost. BMJ 1999; 318(7197): 1551-1552. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1115911/

Termos relacionados:
Custo-efetividade e Custo de oportunidade.

Uso do termo | Significado

Uma avaliação dos prováveis ​​custos de oportunidade na saúde em diferentes sistemas de saúde significa que as evidências da efetividade e do custo de uma intervenção podem informar melhor as decisões. Mais importante, garante que as decisões levem à melhora e não à redução dos desfechos em geral.
Claxton K, Lomas J, Ochalek J. Health Opportunity Costs (Estimating health opportunity costs in the NHS and other healthcare systems). https://www.york.ac.uk/che/research/teehta/health-opportunity-costs/

Termo(s) em inglês:

Healthcare opportunity cost

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page