top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Value-Based Health Care – VBHC

Definição

Estratégia que busca em sua essência maximizar o valor para os pacientes: ou seja, alcançar os melhores desfechos ao menor custo.
 

Fonte:
Porter ME, Teisberg EO. Redefining Health Care: Creating Value-Based Competition on Results. Boston: Harvard Business School Press, 2006.
Porter ME, Lee TH. The Strategy That Will Fix Health Care. Harvard Business Review; 91(10):50-70.

 

Vários termos têm sido para traduzir ‘Value-Based Health Care’ para a língua portuguesa, tais como Atenção à saúde baseada em valor, Assistência baseada em valor, Cuidado baseado em valor, Valor em saúde, entre outros.

 
Termos relacionados:
Valor em saúde, Quádruplo valor, Equação de valor

​Uso do termo | Significado

"O objetivo da transformação do sistema de saúde baseada em valor é permitir que os serviços de saúde criem mais valor para os pacientes. Como o valor é criado apenas quando os desfechos em saúde de uma pessoa melhoram, relatos de VBHC que se concentram na redução de custos são incompletos. Reduzir custos é importante, mas não suficiente: se o objetivo real da atenção à saúde baseada em valor fosse a redução dos custos, analgésicos e compaixão seriam suficientes."
Fonte: Teisberg E, Wallace S, O'Hara S.  Defining and Implementing Value-Based Health Care: A Strategic Framework, Academic Medicine. 2020; 95(5):682-685.

 

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page