Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Custo-Utilidade

Definição

Custo-utilidade é um tipo de análise de custo-efetividade em que o desfecho é uma medida genérica de ganho de saúde, mais frequentemente os QALYs. Esta abordagem torna possível a comparação entre diferentes programas de saúde por utilizar um desfecho comparável entre diferentes áreas, sendo a metodologia mais utilizada em pareceres sobre a incorporação de novas tecnologias em saúde, pois possibilita a avaliação do custo de oportunidade (no orçamento) de adotar uma nova tecnologia. Análises de custo-utilidade são frequentemente referidas como análises de custo-efetividade.'
 

Fonte:

Drummond ME, Sculpher MJ, Claxton K, Stoddart GL e Torrance GW. Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes.

Oxford University Press, 2015.

Uso do termo | Significado

"Embasado em um estudo de custo-utilidade, o gestor pode averiguar se um programa para tratamento de hipertensão arterial é mais ou menos efetivo que a adoção de um novo teste diagnóstico para doenças sexualmente transmissíveis (DST), por exemplo."
Ministério da Saúde / Secretaria de Ciência e Tecnologia. Diretrizes Metodológicas: Diretriz de Avaliação Econômica. Brasília, 2014.

 

“Eu diria que a medida de custo-utilidade pode determinar se uma intervenção específica cria mais ou menos valor”.

Fonte: Gray JAM, 2021.

Termo(s) em inglês:

Cost utility 

Fonte:

Glossário da Academia VBHC