academia vbhc time P&B.jpg
academia vbhc time Ruan Fernandes 2.jpg

Ruan Fernandes, MD, MBA

Coordenador de projetos, Academia VBHC

Email:

Um pouco sobre mim

Ruan é médico, especialista em Infectologia e Administração em Saúde. Concluiu o MBA em Gestão e Inovação em Saúde na PUC-RS e as Certificações Yellow Belt em Value-Based Health Care (VBHC) e Green Belt em Lean Seis Sigma. Atualmente cursa o Mestrado em Gestão para Competitividade na FGV e MBA em Data Science e Analytics na USP.

Na vida acadêmica participou de pesquisas em infecções em transplantes de órgãos sólidos, infecções oportunistas associadas ao HIV e gerenciamento de antimicrobianos. No âmbito profissional migrou de uma atuação predominantemente assistencial em Infectologia, para a coordenação de equipes assistenciais e de controle de infecção hospitalar, e, posteriormente, para atividades de consultoria em Lean Healthcare e Gestão em Saúde, sempre com ênfase em melhoria contínua de processos e gestão por indicadores. 

Vivenciando o ambiente de saúde no Brasil, já no início de sua carreira, foi tomado por uma inquietação em relação aos desperdícios no setor e às inequidades no acesso e qualidade da assistência oferecidos aos pacientes. Ao longo da sua formação em Gestão em Saúde identificou ferramentas que poderiam auxiliar na correção das distorções no modelo vigente. Deste então, dedica-se ao estudo e difusão de conhecimentos para implementação de VBHC, stewardship e Lean Healthcare.

Atualmente coordena a equipe de Infectologia clínica no Hospital Brasil (Rede D’Or São Luiz) e atua como consultor médico do projeto Lean nas Emergências (PROADI-SUS) pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

Experiência profissional

2022-Atual

2021-Atual

2021-2020 e 2019

Consultor Médico do projeto Lean nas Emergências (PROADI-SUS) pela Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Coordenador da equipe de Infectologia clínica do Hospital Brasil (Rede D’Or São Luiz).

Coordenador Médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar no Hospital Next Santo Amaro (Amil – UnitedHealth Group).

2021-2019

Coordenador Médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar no Hospital do Rim (Hrim - UNIFESP).

Educação

  • Mestrado profissional em Gestão para Competitividade - linha de Gestão em Saúde - Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), Brasil (iniciado em 02/2022).

  • MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil (12/2020 / 05/2022).

  • Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma - Fundação Vanzollini, emitida em 04/2022.

  • Certificação Yellow Belt em Value-Based Health Care - Value-Based Health Care Center Europe, emitida em 08/2021.

  • Pós-graduação em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar - Faculdade de Ciências Médicas Albert Einstein, Brasil (09/2019 a 11/2020).

  • Residência Médica em Infectologia - Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Brasil (03/2016 a 02/2019).

  • Especialização em Saúde da Família - Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil (04/2015 a 01/2016).

  • Graduação em Medicina - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Brasil (03/2009 a 12/2014).