top of page
Buscar

Academia VBHC dá Boas-Vindas à José Henrique Germann Ferreira

José Henrique atuará como Senior Advisor da Academia VBHC



Com ampla vivência como executivo e consultor tanto na saúde privada quanto na saúde pública brasileira, o Dr. José Henrique Germann Ferreira aporta toda sua experiência de atuação em grandes organizações latino-americanas.


José Henrique é médico e foi Diretor Superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein, Diretor do Instituto de Consultoria e Gestão Albert Einstein e Diretor de Projetos do Hospital Sirio-Libanês. Mais recentemente, durante o período crítico da pandemia covid-2019, recebeu o desafio de tornar-se Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, posição que ocupou até julho de 2020.


“A chegada do ‘Zé’, como carinhosamente o chamamos, na Academia VBHC vem fortalecer e agregar experiência como líder de grandes projetos nas áreas pública e privada brasileira à expertise em Value-Based Health Care que temos na Academia. Dessa junção, esperamos amplificar o nosso potencial de desenhar soluções de alto valor com maior chance de implementação e transformação do Sistema de Saúde. Do lado pessoal, é uma alegria imensa voltar a trabalhar próxima do meu mentor. Zé Henrique foi quem me recrutou para a área de Gestão em Saúde, em 2005, quando atuava como médica e pesquisadora no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, para atuar como Gerente Médica de Cardiologia.”

Marcia Makdisse, Sócia-Fundadora da Academia VBHC



“Para mim foi uma grata surpresa ter a oportunidade de participar deste time. É motivador e estimulante!!! Vou procurar estar à altura e desenvolvimento de todos. Vamos crescer conforme um padrão de qualidade de serviços e referência técnica indiscutível. Muito obrigado por estar junto de vocês. Contem comigo sempre!!!”.

José Henrique Germann Ferreira, Senior Advisor da Academia VBHC



José Henrique vem integrar o Time de experts em Value-Based Health Care (VBHC) e Health Economics and Outcomes Research (HEOR) da Academia VBHC. A Academia VBHC atua em projetos de educação, pesquisa, mentoria e consultoria na área de Value-Based Health Care, com foco no Brasil e na América Latina. Seus sócios, Marcia Makdisse, Pedro Magalhães e Henrique Diegoli, além da extensa formação teórica em VBHC têm experiência na implementação de grandes projetos na área como os Escritórios de Gestão de Valor (VMO) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre; Participação na gestão do Joinvasc, principal case de implementação de VBHC da América Latina, duplamente premiado com o VBHC Prize 2021 e VBHC Community Prize 2021 pelo VBHC Center Europe; Criação do Atlas de Variação em Saúde do Brasil, lançado na Suiça em Abril de 2022, como parte da Wennberg International Collaborative, Dartmouth nos Estados Unidos; Liderança do Projeto de Pesquisa “Value-Based Healthcare in Latin America: a Survey of 70 Healthcare Provider Organisations from Argentina, Brazil, Chile, Colombia and Mexico”, recentemente publicado no BMJ Open e financiado pela FAPESP; Disponibilização de um Glossário de Termos em VBHC em português, em parceria com o Oxford Value and Stewardship Programme (OVSP), do Reino Unido, com o intuito de iniciar o processo de criação de uma linguagem comum sobre o tema a ser utilizada pelos diferentes stakeholders do ecossistema de saúde brasileiro; entre outras.

A Academia VBHC vem expandindo seu time com muita qualidade! Antes da vinda de José Henrique, a Academia já contava com Maria Lúcia Teixeira Ramos que possui ampla experiência em gestão e consultoria. Enfermeira de formação, Maria Lúcia atuou como Gerente Executiva Assistencial e Gerente no Escritório de Excelência do Hospital Albert Israelita Einstein, além de participar da co-criação do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão - IICG sendo responsável pela gestão da área e de inúmeros projetos de consultoria em Planejamento Estratégico, Novos Negócios e Qualidade e Segurança do Paciente, nas áreas pública e privada. Também atuou como Gerente de Novos Negócios e Assessora da Diretoria Geral na Rede São Luiz de Hospitais. Mais recentemente, Maria Lúcia tem focado sua atuação na área de Value-Based Health Care com Certificação Green Belt em VBHC pelo Value-Based Health Care Europe e atuando como Coordenadora dos Projetos de Consultoria da Academia VBHC.

Um outro Projeto estratégico da Academia que ganhou reforço foi o Programa de Stewardship na Saúde, com a vinda de Ruan Fernandes, médico infectologista com MBA em Inovação em Saúde e que atualmente cursa Mestrado em Gestão para Competitividade na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Data Science e Analytics na Universidade de São Paulo (USP). Ruan tem experiência na coordenação de equipes assistenciais e de controle de infecção hospitalar em organizações de saúde como Hospital do Rim da Universidade Federal de São Paulo, Rede D’Or São Luiz e Amil – UnitedHealth Group. Em relação a inovação em Value-Based Health Care e Eficiência Clínica, Ruan possui dupla certificação, Green Belt em Lean Six Sigma, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Green Belt em VBHC pelo Value-Based Health Care Center Europe. Na Academia desenvolve e coordena projetos que buscam a convergência entre VBHC, Stewardship e Lean Healthcare.

No âmbito internacional, a Academia conta ainda com a vasta experiência do Professor Sir Muir Gray, Senior Advisor Internacional da Academia VBHC. Sir Muir Gray é médico especialista em saúde pública e na aplicação de Value-Based Health Care voltada para Sistemas Universais de Saúde com uma longa carreira no NHS, o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, onde ingressou em 1972 e liderou iniciativas importantes como o Comitê Nacional de Screening do Reino Unido, tendo sido o Primeiro Diretor de Conhecimento (Chief Knowledge Officer) do NHS, Co-Diretor do Programa Right Care do Departamento de Saúde, fundador da Biblioteca Nacional de Saúde e o primeiro Secretário da Colaborativa Cochrane que promove a Medicina Baseada em Evidência. Autor do Livro de Valor Europeu (How to Get Better Value Healthcare, publicado em 2007 e que está em sua terceira edição) e de vários outros focados na transformação do sistema de saúde visando otimizar o Valor em Saúde, tanto para populações quanto para os indivíduos. Também conduziu a publicação da série de Atlas de Variação em Saúde do NHS. Atualmente é Diretor-Fundador da OAP Ltd, que tem os seguintes braços de negócio: OVSP (Oxford Value and Stewardship Programme), CASP (Critical Appraisal Skills Programme) e Living Longer Better.

A Academia VBHC conta ainda com parceiros internacionais que estão liderando a implementação de VBHC em suas regiões como:

Value-Based Health Care Center Europe, Holanda. Sob a liderança do Professor Fred van Eenennaam que oferece os Programas Certificação Yellow Belt e Green Belt em VBHC em Língua Portuguesa, em parceria com Mak Valor e Academia VBHC com exclusividade para o Brasil, e responsável pela criação e organização do VBHC Prize, principal prêmio de VBHC na atualidade, e VBHC Dragon’s Grant, programas que reconhecem e incentivam projetos de implementação de VBHC pelo mundo.

Expertise Valeur en Santé, Quebéc, Canadá. Sob a liderança de Eva Villalba que também é Diretora executiva da Coalition priorité cancer au Québec, organização que advoga pelas pessoas acometidas por câncer visando melhorar o cuidado que lhes é oferecido pelo sistema de saúde de Québec. Atualmente lidera um Projeto de Demonstração na área de câncer colorretal que produzirá as evidências de que VBHC não apenas é possível em diferentes contextos, mas necessária para que a transformação aconteça direcionada ao que é, de fato, Valor para as pessoas atendidas. Eva é também a Embaixadora para o Canadá do VBHC Center Europe.

Creative QI Partners, Austin, Estados Unidos. Sob a liderança de Claudia Perez, enfermeira formada no Brasil e que há muitos anos atua nos Estados Unidos na área de Inovação com foco em transformar os sistemas de prestação de serviços de saúde. É Mestre em Inovação em Saúde pela Arizona State University. Claudia liderou o projeto Transforming Care at the Bedside (TCAB) do Institute of Healthcare Improvement - IHI, uma abordagem inovadora para transformar a segurança do paciente. Claudia difundiu o conceito TCAB para mais de 200 hospitais nos Estados Unidos como professora do IHI. Como forte defensora do ecossistema de inovação em saúde, é jurada do Interactive Innovation Awards para o SXSW desde 2013 e mentora de startups para a Austin Technology Incubator na Universidade do Texas em Austin e MassChallenge Texas. Foi responsável por organizar projetos de Design Thinking, Technology Showcases, Hospital Hackathons e liderar o desafio inaugural de inovação no Dell Children’s Hospital em Austin. Sua formação em VBHC inclui programas de educação executiva com o Prof. Michael Porter e no Value Institute for Health and Care da Universidade do Texas, em Austin, com Prof. Elizabeth Teisberg.



38 visualizações0 comentário
bottom of page