top of page
academia vbhc time P&B.jpg
academia vbhc time Enf Maria Lucia 2.jpg

Maria Lucia Teixeira Ramos

Coordenadora de projetos, Academia VBHC

Email:

Um pouco sobre mim

Maria Lucia é enfermeira com mestrado em Economia em Gestão de Saúde, Green Belt em Value-Based Health Care (VBHC) além de MBA em Gestão Empresarial e especialização em Organização, Administração e Controle de Hospitais. Possui ainda o título de especialista em Enfermagem de Saúde Púbica.  
Ao longo de sua carreira, atuou e desenvolveu habilidades e conhecimentos em gestão estratégica de serviços de saúde, ocupando cargos executivos em gestão de áreas assistenciais e áreas corporativas estratégicas como a de Novos Negócios e Consultoria em Hospitais como Albert Einstein e Rede São Luiz.  Na área assistencial, como Gerente Executiva, desenvolveu e implantou modelos de gestão nas áreas clínicas, modelos assistenciais e de qualidade pioneiros no cenário nacional, inclusive a coordenação de equipe e unidades no processo de Acreditação pela JCI, que acreditou o Hospital Albert Einstein em 1999, o primeiro Hospital acreditado fora dos Estados Unidos. Participou como membro do Board Gestor, da Mesa Administrativa e do Conselho Médico do Hospital.
Na área de Novos Negócios da Rede São Luiz foi responsável por planejamento e implantação de novas unidades e nova unidade Hospitalar e assessoria no apoio à tomada de decisões pela Diretoria Geral.
Retornou ao Einstein em 2010 como gerente administrativa do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão, onde atuou na gestão da área e na coordenação de equipes de consultores e vendas nos cerca de 70 projetos de consultoria realizados nas áreas de planejamento estratégico, melhoria contínua, modelos de gestão e qualidade e novos negócios, entre outros. 
Também atuou no Escritório de Excelência Einstein na gestão financeira e administrativa com ênfase em gestão de contratos, orçamentos, indicadores financeiros, contato com clientes, elaboração de propostas de consultoria e treinamentos, acompanhamento de projetos e pipeline de vendas.
Em 2020, em transição de carreira, inspirada pela Dra. Márcia Makdisse, que em 2017 implementou o primeiro Escritório de Gestão de Valor da América Latina no Einstein, decidiu estudar e direcionar sua carreira a entender, difundir e implementar Value-Based Health Care, contribuindo para a transformação do sistema de saúde através da assistência baseada em valor. 
Sua formação em VBHC inclui programa de educação no VBHC Center Europe, onde se tornou Green Belt em VBHC além vários webinars e cursos na área.

Experiência profissional

2022-Atual

2021-Atual

2018-2020

Coordenador de Projetos, Academia VBHC, Brasil.

Sócia-Fundadora, Value2gether Consultoria, Mentoria e Treinamentos, Brasil.

Gerente Administrativo, Escritório de Excelência Einstein, HIAE, Brasil. Membro do board Internacional do Programa Planetree representando o Escritório Brasil do Planetree, USA.

2010-2018

2004-2005

2002-2004

Gerente do Instituto Israelita de Consultoria e Gestão, HIAE, Brasil.

Pesquisadora, Centro Paulista em Economia da Saúde, UNIFESP, CPES, Brasil.

Consultora Senior, Hospital and Health Care Management, Planning and Consulting Services – HHCO, Brasil – Projeto Design,  operação e estudo de viabilidade de Hospital em Luanda, Angola.

2001-2004

2000-2009

Membro do Corpo editorial Revista DNA, Rede São Luiz, Brasil.

Gerente de Novos Negócios/ Assessora da Diretoria Geral, Rede São Luiz de Hospitais, Brasil.

1999-2000

1989-1999

1983-1989

Consultora e Gerente de projetos, Inova Consultoria Ltda, Brasil.

Gerente Executiva Assistencial, HIAE, Brasil.

Gerente de Bloco Cirúrgico, HIAE, Brasil.

Experiências anteriores

Hospital das Clínicas, Hospital do Servidor Público Municipal e Hospital Santa Paula.

Educação

  • VBHC Green Belt Certification,VBHC Center Europe (certificação 17 03 2021 – validade 17 03 23).

  • VBHC Yellow Belt, VBHC Center Europe (certificação 25 06 2020 – validade 25 06 22).

  • Curso para Conselheiros de Administração, IBGC, Brasil (2009).

  • Mestrado em Economia e Gestão de Saúde, UNIFESP – CPES, Brasil, (2001).

  • MBA em Gestão Empresarial, Escola Trevisan de Negócios, Brasil, (1996).

  • Especialização em Qualificação, Organização, Administração e Controle de Hospitais, AEIOH, Brasil (1978).

  • Licenciatura Plena em Enfermagem, Faculdade de Educação da USP, Brasil (1977).

  • Especialização em Enfermagem de Saúde Pública, EEUSP, Brasil (1974).

  • Graduação em Enfermagem, EEUSP, Brasil (1974).

bottom of page