top of page


How To Get Better Value Healthcare

Sobre o Autor

Sir J.A. Muir Gray é médico e Professor do Nuffield Department of Surgery da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ocupou posições-chave no Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, o NHS, como Diretor do Comitê Nacional de Screening do Reino Unido, Primeiro Diretor de Conhecimento do NHS, Co-Diretor do Programa Right Care do Departamento de Saúde, Inovação, Produtividade e Prevenção (QIPP), entre outros.
Fundou a Biblioteca Nacional de Saúde e foi grande apoiador do Braço inglês da Colaborativa Cochrane que promove a Medicina Baseada em Evidência. Em 2005, em reconhecimento às suas inúmeras contribuições, o Prof. Muir Gray foi nomeado Sir, pela Rainha da Inglaterra. Autor de vários livros de Valor em Saúde, além dos Atlas de Variação em Saúde. É o Diretor-Fundador do da OAP Ltd, empresa que tem os seguintes braços de negócio: OVSP, CASP, & Living Longer Better.

Resenha
O livro ‘How to Get Better Value Healthcare’ é o primeiro de uma série de livros sobre o tema, conhecida em inglês como “The Value Books”. A primeira edição foi lançada em 2007, sendo esta a 3ª. Edição, lançada em 2017.
O livro começa discutindo a evolução dos paradigmas na saúde, como por exemplo, os paradigmas da efetividade, custo-efetividade e segurança do paciente, até chegar ao paradigma do século XXI que é o Paradigma do Valor em Saúde. Também trás um conceito mais ampliado de Valor em Saúde denominado “Triplo Valor” que engloba os conceitos de Valor Pessoal, Valor Alocativo e Valor Social, que serviu de base para o conceito de “Quádruplo Valor” adotado na definição de Valor em Saúde do Expert Panel on Effective Ways of Investing in Health (EXPH), lançado em 2014.
Muir Gray nos convida a refletir sobre dez questões fundamentais sobre Valor, no contexto dos Sistemas Universais de Saúde:
-Quanto deveria ser o gasto com o sistema de saúde?
-Quanto dinheiro deveria ser alocado diretamente para serviços organizados de abrangência nacional?
-O dinheiro destinado à saúde tem sido distribuído para as diferentes regiões do país com base em uma metodologia que reconhece a variação nas necessidades e visa maximizar Valor para toda a população?
-O dinheiro tem sido alocado para diferentes segmentos de pacientes de forma equitativa, visando maximizar valor para toda a população?
-Os recursos alocados estão sendo usados nas intervenções corretas?
-Os pacientes corretos estão recebendo as intervenções de alto valor?
-Temos a certeza de que cada indivíduo está recebendo o tratamento correto de forma correta?
-A qualidade do cuidado está sendo maximizada?
-Os riscos clínicos estão sendo minimizados?
-Os custos podem ser reduzidos sem causar danos ou reduzir a efetividade?
 
Enfim, ‘How to Get Better Value Healthcare’ é um livro de leitura obrigatória para todos que desejam expandir sua visão de como otimizar o Valor em Saúde. A boa notícia é que, em breve, estará disponível também em Português.
Ótima leitura!
Marcia Makdisse.

 

How To Get Better Value Healthcare
3rd Edition
Autores: JA Muir Gray, com Gwyn Bevan, Matthew Cripps, Anant Jani, Walter Ricciardi.
Editora: Offoxpress, Oxford, UK.
Ano de publicação: 2017 (3ª. Edição)
Idioma: inglês
Tamanho: 145 páginas
ISBN: 978-1-904202-17-2
Referência: Gray M, Bevan G, Cripps, Jani A, Ricciardi W. (2017). How to Get Better Value Healthcare: 3rd ed, OFFOX press, Oxford, UK.

bottom of page