top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Ano de vida ajustado por incapacidade – DALY

Definição

Um DALY significa um ano perdido de vida “saudável”. A soma desses DALYs na população, ou a carga de  doença, pode ser vista como uma medida da lacuna entre o estado de saúde atual e uma situação de saúde ideal na qual a população inteira vive até uma idade avançada, livre de doenças e incapacidades.
Os DALYs para uma doença ou condição de saúde são calculados como a soma dos Anos de Vida Perdidos (YLL) devido à mortalidade prematura na população e os Anos Perdidos por Incapacidade (YLD) para pessoas que vivem com a condição de saúde ou suas consequências:


DALY = YLL + YLD


YLL corresponde ao número de mortes multiplicado pela expectativa de vida padrão na idade na qual a morte ocorreu. A formula básica do YLL (sem ainda incluir outras  preferências sociais discutidas abaixo), é a seguinte para uma causa determinada, idade e gênero:


YLL = N x L


Onde: 

N = número de mortes    

L = expectative de vida padrão na idade do óbito em anos
 

Fonte: 

World Health Organization (2018) Health statistics and information systems. Metrics: Disability-Adjusted Life Year (DALY). Quantifying the Burden of Disease from mortality and morbidity. http://www.who.int/healthinfo/global_burden_disease/metrics_daly/en/

Uso do termo | Significado

A proporção total de DALYs de crianças menores de 15 anos diminuiu globalmente de 47%, em 2000,  para 32% em 2016, refletindo a redução maciça de mortes de crianças menores de 5 anos durante esse período. Quase todos (87%) os DALYs relacionados a crianças menores de 15 anos, no entanto, foram causados ​​por morte prematura, os 13% restantes foram causados ​​por problemas de saúde e incapacidade. Dados da Organização Mundial da Saúde (2018) Global Health Observatory (GHO). Disability-adjusted life years (DALYs).
https://www.who.int/gho/mortality_burden_disease/daly_rates/text/en/

Termo(s) em inglês:

Disability-adjusted life year – DALY

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page