top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Tratamento necessário

Definição

'Um procedimento é considerado necessário - ou crucial – quando ele atende aos quatro critérios abaixo:
- O procedimento deve ser pertinente, conforme definido ... .
- Seria “não pertinente” deixar de recomendar tal procedimento.
- Há uma chance razoável de que o procedimento irá beneficiar o paciente. Procedimentos com baixa probabilidade de benefício, mas com pouco risco, não são considerados necessários.
- O benefício para o paciente não é pequeno. Procedimentos que oferecem  benefícios mínimos não são necessários.
Fonte: Kahan JP, Bernstein SJ, Leape LL et al (1994) Measuring the necessity of medical procedures. Medical Care 1994; 32: 352-365.

Termos relacionados:
Pertinência do cuidado, Tratamento desnecessário, Necessidade médica e Tratamento Fútil / futilidade médica.


Uso do termo | Significado

"... descobrimos que a especialidade do prestador que faz o "acompanhamento regular" do paciente  está relacionada ao fato do paciente ser ou não submetido a angiografia coronária clinicamente necessária. Pacientes em acompanhamento com cardiologistas,  tiveram maior chance de obter os cuidados necessários."
Borowsky SJ, Kravitz RL, Laouri M, Leake B, Patridge J, Kaushik V et al (1995) Effect of physician specialty on use of necessary coronary angiography. Journal of the American College of Cardiology 1995; 26; 1484-1489. http://www.onlinejacc.org/content/accj/26/6/1484.full.pdf

"Antes de abraçar o estudo de Borowsky et al. "prova" de que os cardiologistas prestam melhor atendimento do que os não cardiologistas, várias características do desenho do estudo devm ser observadas. O estudo era muito pequeno e de escopo limitado para comparar os desfechos dos pacientes, então não há evidência de que esses pacientes de alto risco viveram mais ou com mais saúde por serem tratados por cardiologistas. Além disso, o estudo incluiu apenas pacientes que atendiam aos critérios de "necessidade" de angiografia coronária. Como cardiologistas e não cardiologistas se comparam em relação a uso da angiografia coronária em uma população muito maior para quem as indicações de angiografia coronária são ambíguas ou não pertinentes?"
Fonte: Lee TH. How do cardiologists fit in managed care? J Am Coll Cardiol. 1995 Nov 15;26(6):1492-3.

 

Termo(s) em inglês:

Necessary care

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page