top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Tomada de decisão compartilhada

Definição

Em uma decisão compartilhada, o médico comunica ao paciente informações personalizadas sobre as opções, desfechos, probabilidades e incertezas científicas das alternativas de tratamento disponíveis, e o paciente comunica seus valores e a importância relativa que ele atribui aos benefícios e danos das respectivas opções.
 

Fonte: 

Wennberg JE (2010) Tracking Medicine. A Researcher’s Quest to Understand Health Care. Oxford University Press.

Termos relacionados:  
Auxílio à decisão do paciente, Literacia em saúde,‘Coaching e Ativação do paciente.

Uso do termo | Significado

"É improvável que as habilidades do processo de tomada de decisão compartilhada sejam desenvolvidas, e  muito menos exibidas, a menos que a equipe  clínica concorde com os princípios éticos orientadores. Em sua essência, a tomada de decisão compartilhada baseia-se na aceitação de que a autodeterminação individual é um objetivo importante e que os profissionais da saúden precisam apoiar os pacientes para atingir esse objetivo, sempre que possível."

Elwyn G, Frosch D, Thomson R et al (2012) Shared Decision Making: A Model for Clinical Practice. J Gen Intern Med 2012 Oct; 27(10): 1361–1367. Publicado online em 23 de maio de 2012. Doi: 10.1007 / s11606-012-2077-6

"Os profissionais de saúde são treinados na tomada de decisão compartilhada para garantir que os pacientes estejam ativamente envolvidos nos seus próprios cuidados quando precisarem de informações dos serviços de saúde. "
Alderwick H, Ham C, Buck D (2015) Population health systems. Going beyond integrated care. February 2015. The King’s Fund. Page 16. https://www.kingsfund.org.uk/sites/default/files/field/field_publication_file/population-health-systems-kingsfund-feb15.pdf

 

Termo(s) em inglês:

Shared decision-making

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page