top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Linha de cuidado

Definição

Linhas de cuidado são ferramentas usadas para guiar a atuação multidisciplinar, com base em evidências, de uma determinada condição clínica ou conjunto de condições inter-relacionadas.

 

Vários termos em inglês podem ser traduzidos como linha de cuidado, dentre eles os mais frequentes são care pathway, clinical pathway, critical pathway e integrated care pathway.

Uso do termo | Significado

“Revisão da literatura e conexão com a European Pathways Association resultaram em cinco critérios que definem uma linha de cuidado:

(1) ...é um plano de cuidado multidisciplinar estruturado;

(2) ...usada para traduzir diretrizes ou evidências para contextos locais;

(3) ...detalha as etapas de um curso de tratamento em formato de plano, percurso, algoritmo, diretriz, protocolo ou outro 'inventário de ações';

(4) ...apresenta cronogramas ou progressão baseada em critérios; e

(5) ...visa padronizar o atendimento de uma determinada condição clínica, procedimento ou episódio de cuidado de uma população específica.

Após o estudo piloto, decidiu-se que, se uma intervenção atendesse ao primeiro critério (um plano de cuidados multidisciplinar estruturado) e mais três dos outros quatro critérios, ela seria considerada linha de cuidado...”

Kinsman L, Rotter T, James E, Snow P, Willis J. What is a clinical pathway? Development of a definition to inform the debate. BMC Med. 2010;8:31. Published 2010 May 27. doi:10.1186/1741-7015-8-31

 

Termo(s) em inglês:

Care pathway

Clinical pathway

Critical pathway

Integrated care pathway

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page