top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Drivers de Saúde

Definição

Drivers da Saúde, do inglês Drivers of health (DOH), é um termo cunhado por Ann Somers Hogg do Christensen Institute, para substituir os termos Determinantes Sociais da Saúde (Social Determinats of Health, SDOH), anteriormente utilizado. 

 

Os Drivers de Saúde incluem todas as circunstâncias da vida de uma pessoa que afetam o seu estado de saúde e a qualidade de vida e englobam tanto  o accesso a serviços de saúde de qualidade, que produzem um impacto de apenas  10% a 20%  nos desfechos de saúde, e os fatores não relacionados à assistência à saúde, tais como acesso à educação, a alimentos saudáveis, a conexão e suporte social, emprego e moradia estáveis, vizinhança segura, responsáveis por 80% a 90% dos desfechos de saúde das pessoas.

Fontes:

Ann Somers Hogg. Christensen Institute: You Are What You Treat. White paper, May 2022. Available at https://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2022/05/DriversofHealth.pdf

​Uso do termo | Significado

"O termo ‘Drivers de Saúde’ (Drivers of Health, DOH) oferece uma linguagem mais clara que engloba a capacidade do indivíduo, e a necessidade do ecossistema de saúde, de melhorar os drivers de saúde e dos desfechos de vida das pessoas. Esses fatores que direcionam os desfechos são impulsionadores, não determinantes gravados em uma pedra. O termo DOH desafia a suposição de que tais fatores são predeterminados e chama a atenção para a nossa capacidade individual e coletiva de impulsionar a mudança, melhorando a saúde e os desfechos de vida para todas as pessoas. Por último, aborda a natureza limitante da palavra ‘social’, já que Drivers de Saúde também englobam os aspectos sociais e ambientais e os sistemas econômicos que influenciam o modo como as pessoas vivem, trabalham, brincam, oram e envelhecem."
 

Fonte: Ann Somers Hogg. Christensen Institute: You Are What You Treat. White paper, May 2022. Available at https://www.christenseninstitute.org/wp-content/uploads/2022/05/DriversofHealth.pdf

 

Termo(s) em inglês:
Drivers of Health (DOH)

Fonte:
Glossário da Academia VBHC

bottom of page