top of page
Banner Nuvem de palavras_Valor em saúde site.jpg

Desigualdades na saúde

Definição

As diferenças no estado de saúde ou na distribuição dos determinantes da saúde entre diferentes grupos populacionais. Por exemplo, diferenças na mobilidade entre populações idosas e mais jovens ou diferenças nas taxas de mortalidade entre pessoas de diferentes classes sociais.
 

Fonte:

World Health Organization. Health Impact Assessment (HIA). Glossary of terms used. Health inequality and inequity.
http://www.who.int/hia/about/glos/en/index1.html.


Uso do termo | Significado

"Desigualdades na saúde… questão de fundamental importância para a prática clínica generalista. O papel do médico de atenção primária como um clínico geral atuando no coração da comunidade e como o primeiro ponto de contato para a grande maioria dos pacientes significa que a Medicina de Família e Comunidade tem um papel central no combate às causas das desigualdades na saúde e seus efeitos. "
Baker M, Mawby R, Ware J (2015) Health Inequalities. Royal College of General Practitioners. March 2015. Page 2. For link to document: http://www.rcgp.org.uk/Policy/RCGP-policy-areas/Health-inequalities.aspx

"É importante distinguir  desigualdade na saúde de iniquidade. Algumas desigualdades na saúde são atribuídas à variações biológicas ou livre escolha e outras são atribuídas ao ambiente e condições externas geralmente fora do controle dos indivíduos envolvidos. No primeiro caso, pode ser impossível ou ética e ideologicamente inaceitável mudar os determinantes da saúde e, portanto, as desigualdades em saúde são inevitáveis. No segundo, a distribuição desigual pode ser desnecessária e evitável, além de injusta, de modo que as desigualdades em saúde resultantes também levam à iniquidade em saúde."
World Health Organization. Health Impact Assessment (HIA). Glossary of terms used. Health inequality and inequity.
http://www.who.int/hia/about/glos/en/index1.html

 

Termo(s) em inglês:

Health inequalities

Fonte:

Glossário da Academia VBHC

bottom of page