top of page


Reverse Innovation in Health Care: How to Make Value-Based Delivery Work

Sobre os Autores

Vijay Govindarajan (VG, como gosta de ser chamado) é professor de Negócios Internacionais e diretor fundador do Centro de Liderança Global da Tuck School. Ele trabalhou com dezenas de empresas e dá palestras em conferências em todo o mundo. VG é considerado um dos maiores especialistas mundiais em estratégia e inovação. Ele foi o primeiro Professor Residente e Consultor Chefe de Inovação da General Electric. Ele trabalhou com o CEO da GE, Jeff Immelt, para escrever, "How GE is Disrupting Itself", o artigo da Harvard Business Review (HBR) que foi o pioneiro no conceito de inovação reversa - qualquer inovação que seja adotada primeiro no mundo em desenvolvimento. A HBR escolheu a inovação reversa como um dos grandes momentos da gestão do século passado. VG foi nomeado pela Thinkers 50 como um dos 3 melhores pensadores em gestão do mundo e recebeu o Prêmio Breakthrough Innovation em 2011.
VG é um pensador líder em gestão por publicações influentes, incluindo: Outstanding Faculty, nomeado pela Business Week em seu Guide to Best B-Schools; Professor da Top Ten Business School em Educação Executiva Corporativa, nomeado pela Business Week; Os Cinco Mais Respeitados Executivos de Estratégia, avaliado pela Forbes; Rising Super Star, citado por The Economist.
VG recebeu seu doutorado pela Harvard Business School e recebeu o Prêmio Robert Bowne pela melhor proposta de tese. Ele recebeu seu MBA com distinção pela Harvard Business School. VG recebeu seu diploma em contabilidade na Índia, onde foi agraciado com a medalha de ouro do presidente por obter o primeiro lugar em todo o país.


Ravi Ramamurti é especialista em estratégia e inovação em mercados emergentes.
Ele é um distinto professor universitário de Estratégia e Negócios Internacionais
e Diretor Fundador do Center for Emerging Markets at Northeastern U.
Ravi obteve seu BSc (Física) da Universidade de Delhi, seu MBA da Indian
Institute of Management (Ahmedabad), e com doutorado em administração de empresas
da Harvard Business School.
Ravi é reconhecido como um pensador líder no campo da estratégia global e inovação em mercados emergentes. Ele é autor de oito livros, incluindo três publicados por Cambridge
University Press e um da Harvard Business Review Press. Ele foi eleito em 2007 como presidente do Divisão de Gestão Internacional da Academy of Management. Em 2017, The Globals, baseado em Londres, homenageou Ravi por ser o “pensador mais inovador em estratégia e inovação em empresas de mercados emergentes. Desde 2011, Ravi trabalhou com Vijay Govindarajan ("VG") para desenvolver o conceito de "Inovação reversa", que trata da difusão das inovações dos países pobres para os ricos (ao invés do ao contrário). A inovação reversa foi reconhecida pela Harvard Business Review como uma das grandes
novas idéias de gestão. Seu artigo seminal sobre “Inovação reversa, mercados emergentes e global estratégia”, ganhou o prêmio EBS 2012 de melhor artigo em Gestão da Inovação.

Resenha
‘Inovação reversa’, um princípio bem estabelecido no mundo dos negócios, que descreve o fluxo de ideias das economias emergentes para as mais desenvolvidas. Este livro traz informações sobre como o conceito de inovação reversa pode identificar oportunidades para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável dos sistemas de saúde. Govindarajan e Ramamurti, especialistas no fenômeno da inovação reversa, demonstram claramente a aplicação da inovação reversa à saúde, descrevendo como de maneira inusitada, a competição pelo cuidado de saúde baseado em valor já existe na Índia. Enfrentando uma população gigante de pessoas pobres e carentes e uma grave escassez de habilidades e capacidade, algumas empresas privadas engenhosas encontraram uma maneira de fornecer acesso a cuidados de saúde de alta qualidade e de baixo custo.
Os autores descrevem quatro caminhos utilizados ​​por organizações de saúde nos Estados Unidos para aplicar os princípios do estilo indiano para atacar os custos exorbitantes, a qualidade desigual e o acesso incompleto aos cuidados de saúde.
A comparação de modelos de saúde Indianos com a assistência médica nos Estados Unidos permite o questionamento sobre as necessidades dos pacientes e o desafio econômico imposto pelo modelo atual.
Essa mudança "de baixo para cima" não exige um grande plano governamental, e sim, de empreendedores com ideias inovadoras sobre como agregar valor aos pacientes. A inovação reversa funcionou em outras indústrias. Agora é a vez de implementarmos essa transformação na área de saúde.
Tenha uma ótima leitura!
Pedro Magalhães.

 

Reverse Innovation in Health Care: How to Make Value-Based Delivery Work
Autores: Vijay Govindarajan e Ravi Ramamurti
Editora: Harvard Business School Press, Boston, MA, USA.
Ano de publicação: 2018
Idioma: inglês
Tamanho: 288 páginas
ISBN:  978-1633693661

bottom of page