top of page


Redefining Health Care:  Creating Value-based Competition on Results

Sobre o Autor

Michael Porter é o Professor Bishop William Lawrence da Harvard Business School e Diretor do Institute for Strategy and Competitiveness. Graduou-se em engenharia espacial e mecânica na Universidade de Princeton, porém focou sua carreira na área de economia, com MBA pela Harvard Business School e PhD em Economia pelo Departmento de Economia da mesma instituição. Dentre suas inúmeras contribuições no desenvolvimento de teorias econômicas e estratégias competitivas, as “Cinco Forças de Porter”, modelo para analisar o ambiente competitivo de um negócio que inclui análise dos concorrentes, dos novos entrantes, dos fornecedores, dos clientes e dos produtos substitutos, tornou-se uma ferramenta amplamente adotada em todo o mundo, desde seu lançamento em 1979. Na área da Saúde, o lançamento do livro Redefining Health Care (Repensando a Saúde), em 2006, em co-autoria com Elizabeth Teisberg, tornou-se uma referência ao propor um novo modelo de competição baseado na geração de valor para os pacientes. Desde então, tem dedicado grande parte dos seus esforços à busca de soluções para implementação de Value-Based Health Care, com destaque para a Agenda de Valor, framework que apresenta os 6 componentes interdependentes para sua implementação, e para o ICHOM - International Consortium for Health Outcomes Measurement, consórcio que co-fundou com Stefan Larsson e Martin Ingvar, para criar padrões de coleta de desfechos relevantes para os pacientes.

 

Elizabeth O. Teisberg é engenheira com PhD em Sistemas econômicos pela Stanford University. Atualmente, é a Diretora executiva do Value Institute for Health and Care, parceria entre Dell Medical School e McCombs School of Business, e Chefe da cadeira de Value-Based Care da Cullen Trust for Higher Education Distinguished University, Austin, Texas, Estados Unidos. Além de ser professora associada senior do Institute for Strategy and Competitiveness, da Universidade de Harvard.
Sua expertise nas áreas de estratégia e inovação transformacional, aliada à sua experiência pessoal como mãe de duas crianças com condições clínicas complexas, a levaram a questionar os motivos por trás das ineficiências do sistema de saúde que expunham profissionais da saúde bem treinados e bem-intencionados a um modelo fragmentado e disfuncional que os impedia de oferecer melhores desfechos e experiência aos pacientes. Foi dessa forma, que Elizabeth Teisberg chamou a atenção de Michael Porter para a questão e dessa parceria resultaram artigos seminais sobre Value-Based Health Care (VBHC) e o Livro Redefining Health Care (Repensando a Saúde). Mais recentemente, Teisberg tem desenvolvido, em parceria com Scott Wallace, Diretor administrativo e Professor associado do Value Institute for Health and Care, ferramentas que ajudam no desenho e implementação de sistemas centrados no que é importante para os pacientes, como é o caso do framework de Capacidade, Conforto e Calma e da metodologia Experience Groups, além de participar de inúmeras iniciativas de educação e implantação de VBHC ao redor do mundo.

 

Resenha
 

O livro “Repensando a Saúde” faz uma crítica à ‘competição de soma zero’ que se estabeleceu no sistema de saúde americano. Nesse tipo disfuncional de competição, reforçada por incentivos desalinhados que premiam volume de atendimento em vez dos desfechos obtidos, para que um stakeholder ganhe o outro necessariamente tem que perder. A solução proposta pela estratégia de Value-Based Health Care (Atenção à Saúde Baseada em Valor) é o realinhamento da competição em torno da geração de valor para os pacientes por meio da restruturação da forma como o cuidado é prestado, migrando-se do atual modelo fragmentado para um modelo integrado, focado nas necessidades dos pacientes com condições clínicas específicas, na atuação multidisciplinar e na melhoria contínua guiada pela medida sistemática de desfechos e custos.  O Valor para o paciente foi definido pelos autores como ‘os desfechos em saúde obtidos em relação ao custo (dólar gasto)’, que deu origem à Equação de Valor.  Também são discutidos os princípios da competição baseada em valor e suas implicações para prestadores de serviços de saúde, planos de saúde, fornecedores, consumidores e empregadores. Vale a pena conferir o Apêndice B que apresenta conceitos e exemplos de ‘Cadeia de Valor do Cuidado’, framework utilizado para mapear as atividades envolvidas no ciclo completo de cuidado de uma condição clínica e que é considerada a estrutura básica para a estruturação das Unidades de Prática Integrada, idealizadas para redesenhar a prestação do cuidado em torno das necessidades dos paciente. 

Repensando a Saúde é um livro dos quatro livros de leitura obrigatória para todos que desejam expandir sua visão de como otimizar o Valor em Saúde. A boa notícia é que o livro está disponível em Português.

Ótima leitura!

Marcia Makdisse.

 

Redefining Health Care:  Creating Value-based Competition on Results.
Repensando a Saúde: Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos

1st Edition | 1a. Edição
Autores: Michael E. Porter e Elizabeth O. Teisberg.
Editora: Harvard Business School Press, Boston, USA | Bookman Artmed, Brasil
Ano de publicação: 2006 (USA), 2007 (Brasil)
Idiomas: Inglês e Português
Tamanho: 506 páginas (Inglês) | 431 páginas (Português)
ISBN: 978-1591397786 (Inglês) | 9788577800025 (Português)
Referência:  Porter ME,  Teisberg EO. Redefining Health Care: Creating Value-Based Competition on Results. Boston: Harvard Business School Press, 2006.

bottom of page