An Introduction to Quality Assurance in Health Care

Sobre o Autor

Avedis Donabedian era médico, nascido no Líbano, filho de pais armênios, formado em medicina na American University of Beirut. Imigrou para os Estados Unidos onde cursou Mestrado em Saúde Pública  na Universidade de Harvard e, posteriormente, desenvolveu sua carreira na Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan onde tornou-se Nathan Sinai Distinguished Professor Emeritus of Public Health. Também foi membro do Institute of Medicine of the National Academy of Sciences. Dedicou sua carreira ao estudo da  qualidade dos serviços de saúde. Seu framework de estrutura, processo e resultado é conhecido e adotado mundialmente.  O livro “An Introduction to Quality Assurance in Health Care” foi escrito quando já estava aposentado e lutando contra um câncer de próstata, por solicitação de Haroutune Armenian, à época Presidente da American University in Armenia e Professor de Epidemiologia da Escola de Higiene e Saúde Pública da Johns Hopkins University, que o convenceu a escrever um livro para deixar como legado de sua obra e, ao mesmo tempo, ser um chamado aos profissionais de saúde que quisessem conhecer os conceitos fundamentais de qualidade e melhorar os serviços de saúde onde atuavam. Donabedian faleceu em 9 de novembro de 2000, aos 81 anos, antes da publicação do livro, que foi editado por um de seus alunos, Rashid Bashshur, e publicado em 2003.
 

Resenha
O livro “An Introduction to Quality Assurance in Health Care”, não publicado em língua portuguesa, mas que poderia ser traduzido como “Introdução à Garantia de Qualidade no Sistema de Saúde”, é uma obra prima sobre qualidade e um verdadeiro legado deixado aos profissionais da saúde que queiram contribuir para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Nele, Avedis Donabedian conversa com o leitor sobre conceitos e frameworks, revisitando de forma prática os consagrados componentes da qualidade e as definições de Estrutura, Processo e Resultado, e explorando os elementos-chave para a construção de um sistema de monitorização da qualidade e as mudanças estruturais e de mentalidade necessárias para se criar uma cultura de qualidade. Acima de tudo, ele nos brinda com valiosos insights ao longo de todo o livro e, no capítulo final, Donabedian nos lembra que “apenas a monitorização do desempenho e os ajustes derivados dele não criam, por si só, um compromisso com a qualidade; apenas reforçam esse compromisso. Uma vontade genuína, persistente e inabalável de promover a qualidade deve vir primeiro. Se isso estiver presente, praticamente qualquer método razoável para melhorar a qualidade será bem-sucedido. Se o compromisso com a qualidade estiver ausente, mesmo os métodos mais sofisticados falharão.”
O livro “An Introduction to Quality Assurance in Health Care” é um livro dos quatro livros de leitura obrigatória para todos que desejam expandir sua visão de como otimizar o Valor em Saúde. Não é para menos que este livro é chamados pelos apaixonados por qualidade de “The Bible”, ou seja, ‘A Bíblia da qualidade’.
Ótima leitura!
Marcia Makdisse.

 

An Introduction to Quality Assurance in Health Care
1st Edition
Autores: Avedis Donabedian. Editado por Rashid Bashshur.
Editora: Oxford University Press, Oxford, UK.
Ano de publicação: 2003
Idioma: Inglês. Não disponível em Português.
Tamanho: 240 páginas.
ISBN: 0-19-515809-1
Referência: Donabedian, A. (2003) An Introduction to Quality Assurance in Health Care. Oxford University Press, Oxford, UK.